A diferença é a solução
A diferença é a solução
A diferença é a solução
A diferença é a solução
A diferença é a solução
A diferença é a solução
- 2010O nascimento com o esporte.saiba mais
- 2013O primeiro atleta, o primeiro Mosaico.saiba mais
- 2014Escala e autonomia.saiba mais
- 2015Aceleradora de projetos sociais.saiba mais
- 2018Membro consultivo e expansão da atuação para grandes projetos.saiba mais
- 2021A aceleradora de projetos sociais acelera.saiba mais
- 2022Projetos crescem exponencialmente, novos projetos chegam.saiba mais
2010
O nascimento com o esporte.
Após se juntar a uma tradicional equipe de Triathlon no Rio de Janeiro em 2001, e passar um período treinando para uma competição importante, o fundador do Mosaico, Edward Wygand, se viu diante de uma quantidade importante de atletas altamente talentosos (não era o caso dele) que não tinham condições de se dedicar ao esporte por falta de recursos. Nesse momento, aconteceu o estalo: "deve ser possível um modelo onde atletas possam ter suporte para poder exercer seu talento e sua potência sem que os obstáculos da vida os amarrem no caminho".
2013
O primeiro atleta, o primeiro Mosaico.
Carlos Henrique Vieira Brandão, amigo do Ed, nosso fundador, se junta ao Mosaico e o projeto ganha corpo ao entendermos que o foco principal deveria ser na infância e juventude. Foi assim que Gabriel, atleta mirim de jiu-jitsu com um futuro promissor, se torna o primeiro aluno apoiado pelo Mosaico. A ideia de transformar a vida do Gabriel vem com a consciência de que a nossa missão era muito mais do que esporte e educação, mas a importância de olhar o todo – auto-estima e cidadania. Aqui, começamos a fundar nossos parâmetros e a nossa metodologia de atuação.
2014
Escala e autonomia.
Com a ideia de ampliar o impacto das ações do Mosaico, fomos em busca de iniciativas que já atuavam com o esporte e educação para jovens. Em 2014, nos unimos a um projeto-piloto que usava o Tênis como base de aprendizado e cidadania para jovens de comunidades no entorno de um grande clube no Rio de Janeiro. Depois de um ano de muitos aprendizados, sedimentamos nossa metodologia de atuação, coordenando esporte, educação, cultura e cidadania e também pactuamos a decisão de ser uma empresa do terceiro setor 100% independente e desconectada de ações governamentais.
2015
Aceleradora de projetos sociais.
O Mosaico conhece Sidney Breyer e seu Instituto Potencial, que nasceu com o propósito de transformar o futuro de jovens através de educação de alto nível. A partir do envolvimento com esse projeto, entendemos que nosso maior diferencial era o de nos conectar com projetos em andamento e ajudar a ampliar a potência deles: organizar a casa, criar o Regulamento Interno e as Regras de Governança, ajudar a se estabelecer, ampliar o alcance. Nasce o conceito de Mosaico como uma aceleradora de ONGs e projetos sociais.
2018
Membro consultivo e expansão da atuação para grandes projetos.
Em 2018, conhecemos e apoiamos o Pé de Apoio, projeto estabelecido na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, que já contava com o apoio financeiro de grandes investidores e consolidamos nosso papel de aceleradora. Além disso, nosso fundador, Edward Wygand, é eleito Membro Consultivo da Ser Cidadão, ONG que contribui para a formação integral de jovens e adultos das regiões periféricas do Rio de Janeiro.
2021
A aceleradora de projetos sociais acelera.
O Mosaico conhece a Gerando Falcões de Edu Lyra e seu sistema de apadrinhamento de projetos, cujo foco é a mentoria dos empreendedores e colaboradores de projetos sociais. Em busca de um projeto para apadrinhar, conhecemos o Na Ponta dos Pés, projeto de esporte, balé e cultura no Morro do Adeus, RJ, que ajudamos a acelerar, mas que também acelerou nosso aprendizado sobre a força da união nas comunidades com a potência inspiradora da liderança feminina de Tuany Nascimento.
2022
Projetos crescem exponencialmente, novos projetos chegam.
Em 2022, conhecemos e apoiamos o Ajuda Dupla, organização que distribui alimento e dignidade para as pessoas em situação de rua em Niterói, no RJ. Em menos de um ano, o projeto cresceu e se estruturou, e hoje já caminha sozinho, sem a necessidade de apoio financeiro e de gestão. Nesse mesmo ano, começamos a apoiar o Muay Thai da Cruzada, na Cruzada São Sebastião, RJ, para ajudar a ampliar a sua atuação e trazer sustentabilidade para o projeto.
- +300
alunos atendidos em 13 anos
- 10
alunos eleitos para turmas especiais em escolas do rio de janeiro
- +200
pessoas criaram hábito de leitura com o Clube do livro
- 25.000
reais investidos na ressocialização de pessoas em situação de rua no projeto Ajuda Dupla